terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Pintura a Carvão

Pode não ser  a obra mais perfeita, mas é a que eu mais admiro diariamente, com ela choro, com ela sorri, as  recordações florescem, busco força quando as pernas se recusam a andar,  ouço quando os ouvidos se cansaram de ouvir , inspiração quando o cérebro fica vazio.

Adoro-te filha, Adoro-a mãe


Minha última publicação de 2015. Para todos os que me acompanharam desejo um ótimo 2016.
Até para o ano. 

Email: acosta.6288@gmail.com


Individual Pipoca com suporte talheres

Meu último trabalho de 2015.





Este ano a família aumentou, nasceu a princesa Pipoca, conquistou-nos a todos. Inspirou-me em alguns dos meus trabalhos. Obrigada Pipoquinha.


Email: acosta.6288@gmail.com

Panos de cozinha

O ano está quase a terminar e porque por vezes nos esquecemos que a simplicidade deve fazer parte da nossa vida, deixo esta imagens de panos de cozinha que utilizamos todos os dias.
Apenas decorei com um ponto de croché.





Email: acosta.6288@gmail.com

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Individual com suporte para talheres e guardanapo

Fiz mais um individual, o resultado não foi o esperado, neste momento devo confessar que a inspiração se concentra na quadra natalícia e na família, principalmente na minha mãe que precisa de muito carinho e na minha filha, são o melhor presente de Natal . A minha mãe pela idade avançada e minha filha, pela distância que nos separa.
























Email: acosta.6288@gmail.com

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Individual com suporte para guardanapo e talheres

São várias as histórias, que lemos ou ouvimos sobre ursos e cozinheiros, pode ser um animal selvagem, no entanto é muito querido, como desenho animado, como peluche, tão popular entre os humanos que até foi criado um canal "Panda", que diariamente ensina e diverte as nossas crianças.
Hesitei em usar este tema, foi a primeira vez que os ursinhos fizeram parte de um trabalho meu embora tenha um peluche bem lindo no meu quarto, oferecido pela minha filha há muitos anos.
Espero que seja do agrado de quem o pediu.






























Email: acosta.6288@gmail.com

Decoração de pano turco com gatos amarelos

Desde que tenho a Pipoca, as minhas pesquisas sobre este felinos têm-se intensificado.
Durante a lua cheia de dezembro os gatos correm maior risco de se envolverem em acidentes. Um estudo mostra que neste período o recurso ás urgências aumenta cerca de 23%, os pesquisadores ainda não conseguiram determinar a relação deste fenómeno, mas que existe, existe. 
Tenham cuidado com os vossos felinos



















domingo, 29 de novembro de 2015

Pano turco preto decorado com joaninhas

Quantas vezes na minha infância eu tive na mão uma joaninha e entoava a lenga, lenga voa, voa joaninha que o teu pai foi para Lisboa... Voa voa joaninha vai à avó que te dê pão com queijo, que o teu pai foi para Lisboa.... até ela voar. Diariamente tenho outra uma Joaninha de quem também gosto e ainda tenho a minha princesinha  Joaninha que mesmo longe, a recordo sempre em foto ou video todos os dias.
Todas as joaninhas são lindas e sempre com traje de gala.

Quem tem uma cozinha preta ou vermelha, ou as duas cores? Vai gostar de ter este pano, combina muito bem e é tão fofinho.



















Email: acosta.6288@gmail.com

Lancheira rosa com gatos


Todas as crianças adoram imitar os adultos, pai, mãe, irmãos, tios, tias, primos mais velhos. Quem quando pequeno não se vestiu a roupa, sapatos , acessórios do pai ou da mãe? Não desfilou, imitando os gestos e até repetindo frases inteiras? " já estou pronta vou ás compras" não esquecendo o pormenor do saco na mão. Sabe porque isto acontece?
A imitação é uma das formas mais eficientes de aprendizado do ser humano e, desde o primeiro momento de vida, os bebés imitam gestos dos adultos e a partir de um ano, além dos gestos  também passam a ter fixação por objetos , tais como telefone, saco, instrumentos de trabalho. Esses gestos são fundamentais para que a criança ganhe autonomia.
Se alguns dos acessórios foram idênticos, ficam vaidosas e ao mesmos tempo orgulhosas porque têm algo como o pai, a mãe ou irmã.
Ainda se lembram da lancheira rosa com gatos? Combina com esta.

                                                         Experimente ela vai adorar!                                                                                                                                                                                 

Email: acosta.6288@gmail.com

domingo, 22 de novembro de 2015

Lancheira de criança rosa com gatos

Gatos e mais gatos!
Um animal de estimação que ao longo dos anos me acompanhou, tenho um carinho muito especial por gatos, daí que façam parte dos meus diversos trabalhos.
A Chinha uma gata muito meiguinha, fez companhia à minha mãe durante vários anos era a adorada dela, penso que foi por isso que viveu e a acompanhou tantos anos. 

Recordo também o Amarelinho, o Sebastiã que foi adotado por uma vizinha quando a minha mãe por motivos de saúde teve de deixar a sua casa.


Esta lancheira fiz por sugestão da mãe de uma menina de 7 anos . A escolha do tecido foi uma homenagem a todos os gatinhos que fizeram parte da minha vida.

Já a entreguei e adorou os gatos.

Foi muito gratificante para mim ver os olhitos de alegria e pasmo com que ficou.
E...o grande abraço e beijinho que recebi!

Obrigada princesa.








Decoração de segunda casa de banho



Gosto de uma decoração simples e manter o mesmo estilo.

Partindo novamente do cortinado da banheira com cores variadas, escolhi o verde e laranja, para decoração da outra casa de banho, com a vantagem de que os atoalhados e tapetes podem ser partilhados.



Uma boa opção económica, mas que faz a diferença.









quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pano Turco Menina e Tartaruga

A Menina e a Tartaruga
Uma menina com mais ou menos 5 anos de idade, costumava sair todas as manhãs.
Gostava muito da natureza; ouvir os pássaros ,ver as borboletas de todas as cores, brincar com balões.
Um dia caminhou um pouco mais do que o habitual pelo jardim e viu uma tartaruga andando e  seguiu  a tartaruga.  De repente vê a igreja iluminada,  empurra a porta e entra.
O padre veio ter com ela e perguntou:
- Menina que faz aqui tão cedo sozinha?
A menina respondeu:
A mamã está no jardim e eu gosto de ouvir os pássaros, ver as borboletas e brincar com balões e hoje vi uma tartaruga. O padre exclamou uma tartaruga? E saiu correndo para a rua. Voltou com a tartaruga nas mãos e com um sorriso radiante dizendo: 
Os filhotes da tartaruga estão salvos! E levou a menina a ver o ninho dos filhotinhos que ficaram felizes por ter a mamã-tartaruga de volta.
O padre deu um beijo à menina e perguntou se ela se chamava Maria!
-Não.. meu nome é Beatriz e saiu a correr, para junto da mãe, que lhe disse:
Já estás atrasada para o colégio, minha filha.
Ela respondeu:
Não faz mal mamã, hoje salvei os filhotinhos de uma tartaruga, a senhora professora vai ficar orgulhosa quando lhe contar. 



















Este meu trabalho foi elaborado para  uma menina que gosta de brincar na sua cozinha, cozinhar com os tachinhos, lavar loiça, limpá-la ... Espero que faça muito uso dele.

Email: acosta.6288@gmail.com


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pano decorado com Mocho e Coruja

Já não é a primeira vez que decoro um pano com estas aves.
Fazem parte da minha história de vida e não resisti a fazer mais este.
Um dia vou fazer uma Águia prometo.
















Espero que gostem, das ideias o Natal está à porta, se precisarem é só enviarem mail.

Email: acosta.6288@gmail.com



Pano turco Menina e Pipoca

Pipoca uma gatinha muito mimada, tão mimada e meiga, que vai conseguir cativar uma menina mimada e meiga, tal como ela.
Enquanto criança fui sempre pedir os santinhos com uma bolsa no braço. As moças na minha terra também se juntavam e percorriam as casas de familiares e amigos, onde encontravam uma mesa com bolos, frutos secos, maçãs, bebidas entre outras coisas, era um dia divertido na época.

Este fiz para oferecer de santinhos à minha sobrinha,  uma menina mimada, meiga, divertida e que gosta muito de repartir ou emprestar o que tem.
















Tem uma cozinha equipada com quase tudo e gosta muito de brincar a fazer bolos e cozinhados, um dia reparei que não tinha onde limpar as mãos, foi daí que surgiu a ideia.
Espero que goste.


Email: acosta.6288@gmail.com

Pano de cozinha formigas

Formigas! embora trabalhadoras, ninguém gosta delas em casa, eu também não.
Lembro-me que em criança, gostava muito de percorrer os carreiros  das formigas, para descobrir onde era o seu abrigo e dos alimentos que transportavam para o inverno.

Estas não vão incomodar, mas sim ajudar.



















domingo, 25 de outubro de 2015

Pano Turco Caracóis

Na minha infância tropeçava em caracóis por tudo o que era sítio. Na quinta existia uma plantação de cepas de vime. As varas do vime eram cortadas e dispostas em valas e tapadas com terra para que o vime tomasse folha, para depois se arrancar, pelar e colocar as varas peladas a secar, para então se fazerem os cestos. Havia imensos caracóis, cuja a baba  repugnava. Apesar da minha antipatia pelo animal, gostava de os ver sair da concha pelo que entoava uma canção: caracol, caracolinho, põe os corninhos ao sol.

Aqui estão eles com os corninhos ao sol!



















Email: acosta.6288@gmail.com 



sábado, 24 de outubro de 2015

Pano Turco Tartaruga

A carapaça que protege a tartaruga é uma espécie de casa, é lá que ela dorme ou se esconde, quando tem medo.
A tartaruga tem pulmões para respirar precisa de vir fora de água. Mas como é réptil
possui brânquia  cloacal que a ajuda a manter-se muito tempo debaixo de água.
A tartaruga pode viver 150 anos. Por isso que existem lendas de que os piratas desenhavam os mapas dos tesouros na sua carapaça!

Esta cuido dela há cerca de 17 anos.                                                  E este fiz hoje.














Além de cuidar desta, esporadicamente cuido também das da minha sobrinha e faço festinhas.
Aqui estão elas representadas no meu artesanato e prontas a ajudar na lida diária.

Email: acosta.6288@gmail.com legenda

Pano Turco Cerejas

Cereja é um fruto muito apreciado, não só como alimento, mas também como um fruto de exuberância estética e decorativo. Em criança apanhava cerejas e pendurava-as  nas orelhas como brincos, um ato tão simples e transmitia-me uma enorme felicidade. Adorava comer e brincar com  cerejas.

Com a minha herdeira aconteceu o mesmo e ... aqui estão elas!





Podemos colocar:

No fogão

Pendurado

Sobre a tábua

Sobre a bancada




:
De preferência num local que nos facilite a tarefa de uso.



 É um pano escuro, lava-se facilmente e estas cerejas deram-lhe com a sua cor o brilho da vida.

Email: acosta.6288@gmail.com legenda



domingo, 18 de outubro de 2015

Tapis

Mais de um ano dedicação ao meu tapis entre linhas e cores , nada mais nada menos, 176 cores, que formaram todo este degrade como se de uma pintura se trata-se.
Lentamente foi crescendo ramo após ramo, até ao dia que emoldurado na parede olhei para ele e pensei, de ti não me vou separar...quantas vezes foste meu cúmplice ? quantas vezes a ti confiei os meus segredos? quantas vezes as minhas lágrimas caíram sobre ti? quantas vezes busquei em ti forças para me levantar no dia seguinte? quantas vezes contigo sorri? Meu grande amigo.

Tenho pena de não ter jeito para a fotografia, as cores ficam aquém da realidade.

Email: acosta.6288@gmail.com legenda

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Pano turco abelhinhas

Abelhas!!
Eis as minhas grandes amigas desde sempre gostaram muito mim.
De todos os episódios houve um que foi de rir para quem assistiu, eu não.
Certo dia a minha filha caiu, "mais pulou" para a levada  e eu fui a correr retirá-la da água, no percurso uma abelha começou a picar-me nas nádegas , quanto mais a tentava sacudir enquanto corria mais ela picava.....foi um episódio de rir sem graça. Fiquei toda inchada.
Não podia de deixar estes brilhantes animais que nos dão um mel tão benéfico para a saúde, fora dos meus trabalhos.

















Espero que seja do vosso agrado.

Email: acosta.6288@gmail.com legenda

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pano Turco Golfinhos

Este meu trabalho foi inspirado numa mensagem : "Oh mãe hoje tenho saudades tuas" e numa outra "estou na varanda a ver os golfinhos".



















Email: acosta.6288@gmail.com legenda

domingo, 27 de setembro de 2015

Saco Mochos

Mochos!!!
Nem só as corujas fizeram parte dos meu enigmas.
Tinha uma tia que era contrabandista e vivia num sítio que se chama Vale de Carvão. Várias vezes a fui visitar com a minha mãe era quase uma hora a pé por entre tapadas e veredas.
Algumas vezes no regresso encontrávamos um mocho na parede onde havia um saltador para a tapada, então não é que o senhor mocho não se mexia de onde estava! Parece que olhava para nós com um ar meio sorridente ou de troça. Um dia comentei com a minha mãe "porque será que o mocho está aqui ?" A minha mãe respondeu: o Avô dizia que "fulano" se transformava aqui em lobisomem ás tantas a alma dele vive agora no mocho, parece que nos conhece.
Desde desse dia nunca mais lá passei ao escurecer uf uf!





































Pode ser utilizado para irmos ás compras, dar um passeio, ir à praia, para viagem.

Email: acosta.6288@gmail.com legenda


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pano turco coruja

Na quinta onde eu nasci ao pé da casa existe uma figueira que dista do meu quarto cerca de dois metros. Quando eu era criança, essa figueira servia de alojamento a uma coruja, que cheguei a ver os seus olhos tão grandes e brilhantes como se fossem lanternas.
Durante a noite ela gritava e eu tinha medo, então a minha mãe um dia contou-me uma história que explicava o porquê de ser feia, grande e gritar:
“ A coruja nem sempre foi assim, era uma mulher muito bonita, mas portou-se mal e para não ser apanhada escondeu-se dentro do forno atrás dos chamiços. Veio o padeiro e ateou fogo aos chamiços para aquecer o forno. Conseguiu fugir mas ficou toda chamuscada e sem fala.
Permaneceu em buracos muitos anos escondida e apenas saía à noite em busca de comida.
Certo dia a fome era tanta que saiu ainda meio lusco-fusco e foi avistada por um bando de pássaros que já tinham ouvido falar daquela mulher despida e escurecida pelo fogo.
Impressionados com tal visão não ficaram alheios à dor e vergonha que ela sentia.
Convocaram um consenso superior e ficou decidido que todos dariam uma pena para a pobrezinha se vestir e assim já poderia sair durante o dia.
Após tantos anos de cativeiro apurou a visão noturna e jamais conseguiu sair durante o dia.”

 Esta minha obra é um agradecimento à minha mãe. A partir deste dia deixei de ter medo 
  da coruja!



  Espero que gostem.                                                                             
                                                                                  
Email: acosta.6288@gmail.com legenda



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pano turco decorado com maçãs

A Macieira! A Maçã
 Árvore do conhecimento do bem e do mal, ou simplesmente árvore da ciência, foi plantada segundo a Bíblia no Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus. Quem sabe então a maçã se tornou um dos frutos mais benéficos para a saúde. Ajuda a controlar os diabetes,melhora a digestão,contribuindo para um melhor efeito dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.
Na minha quinta também existiam várias macieiras e um "peroqueiro" (dá uns "peroucos" que não vejo à venda mas são uma delicia). Lembro-me dos joeiros de maçãs que a minha mãe fazia e pendurava no teto da sala para enfeitar.
A maçã tinha de fazer parte dos meus trabalhos de outono. São maçãs enxertadas em pêra porque o tecido é um estampado com pêras .




















Email: acosta.6288@gmail.com legenda


sábado, 19 de setembro de 2015

Saco outono

Faltam apenas dois dias para o outono chegar.
Eis mais uma inspiração que é foto interior de uma alentejana que cresceu entre castanheiros, avelãzeiras, nogueiras e sobreiros, não esquecendo os cogumelos que rebentavam com as primeiras chuvas e que a minha mãe fazia ótimas tertulhadas, sim na minha aldeia chamam-se tertulhos.
O meio e a sociedade onde crescemos reflecte a personalidade, imaginação e o desenvolvimento da inteligência e eu sou a prova disso; tento afastar-me mas vou ter sempre ás minhas origens.





















As nozes também fazem parte, embora não se vejam nas imagens

Espero que seja do agrado de todos quantos visitarem o meu blog.














Email: acosta.6288@gmail.com legenda



sábado, 12 de setembro de 2015

Saco com rendinhas e gatos

Adeus verão, olá outono
Chegaram as aulas, as crianças com as mochilas ás costas vão para a escola, os universitários já vestem os seus trajes pretos e brevemente os caloiros entoarão os hinos universitários.
Chegou também a altura de não saber o que vestir.
A solução passa por aproveitar o melhor das duas estações e saber conjugar as peças certas de verão com as peças certas de outono. O truque está em escolher uma cor mais escura e conjugá-la com mais suaves.
 O preto e o branco!
 



   


                


  






                               Hoje fiz este adereço a combinar com o verão e com o outono.

https://www.facebook.com/decorarcomaantonia?fref=ts

Email: acosta.6288@gmail.com













domingo, 6 de setembro de 2015

Decoração de mesa de jantar

Galinhas!! Qual a criança que não gosta de dar comida ás galinhas? Muitos de nós já o fizemos, eu adorava alimentar as galinhas e a minha filha também, além de as alimentar também as admirava e continua. Há relativamente pouco tempo enviou-me uma foto com galinhas pretas, cinzentas e matizadas, daí o click para este meu trabalho. Uma homenagem ás galinhas que fizeram parte da nossa vida.
A maioria das vezes tomamos as refeições na cozinha, local onde a decoração deve ser simples e prática, como esta.
Optei por guardanapos de linho apenas com um bordado de ponto ajour na baínha, para lhes dar mais destaque, visto os pratos serem brancos, fiz porta guardanapos em preto decorados com rendinhas brancas e pedrinhas brilhantes, coloquei as pedras em todos de forma diferente, só o da minha filha foi personalizado.
A condizer fiz um pano turco que dá sempre muito jeito numa cozinha e que podemos pendurar ou deixar dobrado na bancada.
Vejam as fotos e deixem os vossos comentários.


















































































































































































Espero que gostem de mais este meu trabalho.

https://www.facebook.com/decorarcomaantonia?fref=ts

Email: acosta.6288@gmail.com